top of page

RECENTES

R&C: Resumo explicado para tótós


O Sporting CP divulgou ontem os resultados do exercício económico de 2015/2016 para o período de 1 de Julho de 2015 a 30 de Junho de 2016. Curiosamente, nas horas seguintes, fomos brindados com análises extremamente rigorosas de “contabilistas certificados (CC) da praça de carnide” quanto ao relatório em geral e ao resultado líquido negativo em particular.


Acima de tudo, e para estes ilustres CC, lembro que as contas do Sporting foram alvo de auditorias de gestão e as contas do clube, SAD e participação em empresas estão consolidadas. E antes de avaliarem a boa ou má gestão do vizinho, informem-se se o vosso clube pode dizer o mesmo quanto às suas contas.


A transparência total com que o Sporting comunica os seus negócios, seja através do site, jornal ou de comunicados à CMVM, estando tudo disponível para consulta, apenas demonstra que QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME. Já o mesmo não se verifica por outros lados…


Quanto aos números apresentados, claro que este resultado nunca é positivo para uma sociedade. Contudo convém não descurar 2 factores determinantes e justificativos deste resultado:

  • os 15M em provisões para a Doyen. Que é um processo que ainda não está fechado e o Sporting ainda pode ganhar o recurso e só nesta situação está metade do prejuízo;

  • a inclusão de cerca de 10M em contratações de jogadores para a época 2016/2017 mas que foram contabilizados neste exercício e onde não foram incluídas as vendas de Slimani, João Mário e Naldo;

Um outro aspecto a considerar e que parece chocar até os mais distraídos é o aumento para quase o dobro dos custos com o pessoal. Em primeiro lugar, deve-se esclarecer que numa SAD a despesa com recursos humanos não significa apenas mais um custo fixo mas também um investimento em activos intangíveis. Eu sou da opinião que sem investimento não há crescimento e neste contexto, este aumento não pode nem deve ser considerado negativo. As duas primeiras épocas de contenção desta administração permitiram neste ano duplicar o investimento em custos com pessoal trazendo para Alvalade jogadores de reconhecida valia, que nos permitirá aspirações superiores e recuperar este investimento a curto / médio prazo.


Resumindo:

  • Antes de comentarem e criticarem as finanças alheias olhem primeiro para os vossos relatórios que mais parecem uma manta de retalhos;

  • O vosso continuo interesse em nós cheira a MEDO que tresanda;

  • E finalmente, quem não deve, não teme!

  • Entendido?




bottom of page